As disfunções Fecais alteram muito a qualidade de vida de qualquer pessoa...
A prevalência destas situações é desconhecida, visto a maioria das situações não serem relatadas aos profissionais de saúde, mas com base nas publicações, a incontinência fecal é de 0,5-28%, sendo 6-8 vezes mais comum nas mulheres.
O parto constitui uma grande agressão ao períneo, do qual pode resultar disfunções ano-rectais, como a incontinência a gases e fezes.
Tipos de Disfunções Fecais
Obstipação
É uma situação muito frequente que pode atingir o períneo. Quando a obstipação é uma situação crónica, devido ao esforço repetido para defecar, pode causar lesões ao períneo que levam a outro tipo de disfunções.
Incontinência
Entende-se como incontinência fecal, a perda involuntária de gases, fezes liquidas os sólidas. Estas situações afetam em grande escala a qualidade de vida, chegando a causar isolamento social.
A fisioterapia pode ajudar a tratar/melhorar estas condições tão incapacitantes e constrangedoras, recorrendo a diversas técnicas terapêuticas.
Alterações da Estática Rectal
Anismo, por exemplo quando os músculos do pavimento pélvico não estam bem coordenados e o esfincter interno relaxa para iniciar a defecação e o esfincter anal externo não relaxa completamente, causando obstrução à passagem das fezes.
#fisioterapiapélvicadisfunçãofecal
#obstipaçãodisfunçaofecal #incontinênciafecalfisioterapia
#fisioterapiapélvicafisiohandme
#fisiohandmesetúbal
Dores Perineais
O ato de defecar pode causar dor perineal. São situações complexas, mas que a fisioterapia tem técnicas que podem ajudar.