top of page

Vamos procurar o equilíbrio que o   corpo pede...

Estudos recentes referem que a terapia manual é uma intervenção inovadora na área da fertilidade, mas ainda pouco conhecida.

 

O objetivo das terapias manuais é a eliminação das aderências pélvicas e melhoria da comunicação entre o sistema reprodutor (os ovários) e a glândula pituitária (glândula que é responsável pela regulação hormonal), permitindo também restaurar a mobilidade e motilidade das estruturas viscerais relacionadas com a função reprodutora.

Com as técnicas manuais é possível também melhorar a vascularização e drenagem linfática da região pélvica, para melhoria da remoção dos metabolitos das células, e fazer chegar os nutrientes e mensageiros hormonais para regular o ciclo menstrual, ajuda a que os orgãos reprodutores estejam mais receptivos.

Este tipo de intervenção deveria ser incluído nos tratamentos das mulheres que procuram uma gravidez, principalmente em situações de causas desconhecidas em que supostamente está tudo bem, em casos de endometriose, disfunções dos ovários, trompas e útero. A terapia manual demonstrou bons resultados como coadjuvante a outros tratamentos médicos para a infertilidade (por exemplo as FIV), aumentando a sua eficácia.

A fertilidade depende de muitos factores, assim uma intervenção multidisciplinar pode ser a melhor opção, em que se olha para a mulher como um todo.

 

O corpo tem que estar em equilíbrio, e é necessário um conjunto de intervenções para estimular a capacidade natural do corpo para a cura e normalização da função.

78d92a_491c762330184e1caba7adf6f84e688b_mv2.png

Escrito pela sua fisioterapeuta

78d92a_2fa787610e9140e184d928cc6dfd5e47_mv2.webp

Escrito pela sua fisioterapeuta

bottom of page