É uma situação muito frequente na população feminina que é encarada como uma consequência normal da maternidade ou do avanço da idade. Com os avanços tecnológicos de hoje em dia, e dos conhecimentos científicos reconhecidos atualmente, ninguém deveria sofrer desta condição.
Considera-se Incontinência Urinária qualquer perda involuntária de urina, mesmo que seja umas pequenas gotas quando espirra ou tosse.
A fisioterapia apresenta-se como a primeira linha de intervenção em caso de incontinência urinária segundo a Sociedade Internacional de Continência (ICS- International Continence Society).
Como vários estudos científicos já demonstraram, a reeducação dos músculos perineais e a terapia comportamental, são altamente eficazes para melhorar/curar as pacientes, sem efeitos secundários, podendo recorrer à cirurgia se necessário.
Tipos de Incontinência Urinária
Incontinência Urinária de Esforço...
É a perda de urina quando existe um aumento de pressão intrabdominal, ou seja levantar pesos, empurrar, tossir, espirrar e rir, o que se pode considerar uma fraqueza no mecanismo de encerramento da uretra, e/ou má coordenação muscular dos vários elementos pélvicos.
#incontinenciaurinaria #urgênciaurinaria #comotrataraincontinenciaurinaria #fisioterapiaeaincontinenciaurinaria #incontinenciaurinariatemtratamento #fisiohandmefisioterapia #fisiohandmefisiopelvica
Incontinência Urinária de Urgência...
É a contração involuntária do músculo detrusor (paredes da bexiga) durante a fase de enchimento, que o individuo não consegue suprimir completamente, ocorrendo a perda de urina.
Incontinência Urinária Mista...
É a ocorrência de perdas urinárias decorrente da combinação das condições anteriores.

Não Seja Tímida
Procure Ajuda!
A incontinência urinária não surge só em pessoas com alguma idade ou na altura da menopausa, é certo que estes são factores de risco, mas é muito frequente pequenas ou grandes perdas de urina em mulheres jovens e desportistas!!
Pode surgir após o parto, ou mesmo sem ter filhos na população desportista pois existe um desiquilíbrio das forças entre abdómen e pavimento pélvico. Começam por perder no final de uma corrida, ou quando realizam uma aula de fitness (body jump, body pump, step, zumba) ou qualquer actividade que envolva saltar e pegar em pesos, e grandes esforços abdominais.
É uma situação que embora frequente, nunca pode ser considerada normal.
Quanto mais cedo procurar reeducar o sistema intrínseco de estabilidade, melhores e mais rápidos são os resultados.
Escrito pela sua fisioterapeuta
Escrito pela sua fisioterapeuta