Como deve ser a escolha do soutien pós-cirúrgico?
A cirurgia ao cancro da mama é um assunto delicado para a mulher. Envolve a dimensão física e mental da sua saúde, num momento de vida em que a autoestima e autoconfiança são colocadas a provações extremas. As emoções voam em turbilhão entre o receio e o medo do futuro e de possíveis complicações pós-cirúrgicas.
Previamente ao momento da cirurgia, é importante a escolha de um soutien adaptado em termos de formato, tamanho e material permitindo assim uma melhor recuperação com conforto e prevenção de complicações.
#cancrodamama
#fisioterapiaoncologiacancrodamama
#fisioterapiacancrodamama
#fisioterapiaearadioterapia
#fisioterapiaeaquimioterapia
#fisioterapiaemoncologia
#recontruçaomamaria
#recontruçaomamariafisioterapia
#webaxillarysydromefisioterapiaoncologia
#fisioterapiawebaxillarysydrome
#linfedemaprimariofisioterapia
#linfedemaprimariooncologia
#linfedemasecundariofisioterapia
#terapialinfaticadescongestivafisioterapiaoncologica
#fisioterapiaoncologiaterapiadescongestiva
#meiosdecontençaofisioterapiaoncologica
#meiosdecontencaofisioterapiaemoncologia
#oncologiapositiva
#fisioterapiaemcologiainformaçao
#informaçaofisioterapiaoncologia
Escolha um modelo com abertura/fecho frontal:
Deve ter uma abertura frontal, permitindo realizar a atividade de vestir autonomamente, sem desconforto ou necessidade de movimentos limitativos. Por outro lado, as alças devem ser largas e ajustáveis, possibilitando um bom suporte e assim facilitar o processo de cicatrização, diminuindo e prevenindo outras situações como edema, fibroses e dor no pós-operatório.
É importante ter em atenção outras caraterísticas do soutien, os modelos não devem apresentar costuras e aros, proporcionando o máximo conforto e protegendo a pele e local da intervenção cirúrgica. De preferência, a composição do tecido deve ser maioritariamente de algodão para evitar alergias e irritações nas cicatrizes. O elástico inferior deve ser largo de modo a dar mais estabilidade e conforto.
Compre o tamanho certo
O tamanho do soutien pós-cirúrgico é um dos fatores que definem a intensidade da pressão exercida sobre a região operada, interferindo diretamente na capacidade de suporte.
A escolha do tamanho correto deve ser acompanhada por profissionais especializados, pois pode variar de acordo com o tipo de operação e constituição da mulher.
Use o soutien pós-cirúrgico durante todo o dia
O soutien pós-cirúrgico deve ser utilizado durante todo o dia, inclusive para dormir. Apenas o deve retirar em casos especiais, como por exemplo ao tomar banho ou outras situações específicas. Deste modo, é recomendado que adquira mais do que um exemplar.
O tempo de utilização do soutien varia consoante o tipo de cirurgia realizada, sendo importante seguir as indicações clínicas. Mesmo após indicação profissional para espaçar o tempo de utilização, os próximos soutiens que adquirir devem apresentar poucas costuras, sem aros e um bom suporte.